segunda-feira, 31 de maio de 2010

A maldição do bolo de chocolate

A semana foi super corrida. Preparar aula, resolver assuntos no banco... Ufa! Com isso, não deu tempo de testar nenhuma receita. Não via a hora de chegar domingo, pois é quando tenho o dia todo livre para descansar e cozinhar.
E lá fui eu preparar uma receita de Cupcake Duo Chocolate, que encontrei na revista da Palmirinha. (Uma edição especial só com cups). Que desastre! Os cups transbordaram das forminhas e os que ficaram razoáveis, estavam ocos e duros.

Até parecem 'comestíveis'...

Joguei no lixo uma fornada de 18 cupcakes.
Ainda frustrada, tentei uma receita que já havia usado com sucesso antes. Nesta receita de cupcake de chocolate, o chocolate em pó é misturado em água quente e adicionado à massa. Pensei com meus botões: "e se eu adicionar o chocolate direto na massa?" Com essa ideia fiz a receita passo a passo e no final acrescentei o chocolate direto. O resultado foi uma... porcaria!

Assustador, né?

No entanto, o feriado está chegando e também minha folga na sexta. Vou aproveitar esses dois dias pra (tentar!) fazer Ginger Biscuit - biscoito de gengibre - e mais uma receita da revista da Palmirinha.

Wish me luck!

domingo, 23 de maio de 2010

Onde tudo começou




Aqui estão os primeiros cupcakes que eu fiz. Como já disse, eles foram presentes de Feliz Páscoa para os meus alunos, que adoraram.

Agora me lembro... Essa primeira vez foi bem atrapalhada porque o gás acabou bem na hora que os cups estavam no forno! Perdi toda a fornada. Deu tanta dó jogá-los no lixo, mas as outras receitas que preparei depois ficaram ótimas.
Tenho uma confissão a fazer: usei massa de saquinho (Dona Benta) pra fazer os cups.
Minhas experiências anteriores com bolo de chocolate me deixaram um pouco... huummm... traumatizada. Nunca havia conseguido fazer um decente! Hoje em dia meus cups não são mais de massa pronta e ficam deliciosos. *pride*

A cobertura foi um ganache de chocolate. Segue a receita.

300g chocolate meio amargo picado
250g chocolate branco picado
1 lata de creme de leite sem soro

Derreta os chocolates em banho-maria ou no microondas. Depois de derretidos, acrescente o creme de leite e mexa usando um fouet. Misture bem.
Se for usar o ganache somente para cobertura, recomendo colocá-lo na geladeira por alguns minutos. Dessa forma, ele fica mais firme e fácil de espalhar no cup, sem fazer muita sujeira.

A decoração foi feita com uma cenourinha de açúcar comprada numa loja daqui.


Aqui vou eu!

E como diz o título: "Aqui vou eu!"
A idéia de criar um blog já estava dançando em minha mente há algum tempo. Queria um lugar onde pudesse expressar meus pensamentos, gostos (muitas vezes excêntricos) e cupcakes (claro!).

Minha paixão por esses charmosos bolinhos é recente. Começou em fevereiro desse ano quando fui para São Paulo visitar minha irmã de ketchup, a Mel. A mãe dela, a tia Cida, estava pretendendo entrar no ramo de confeitaria e o carro chefe do Ateliê Cida Blaz seriam os cupcakes. Hoje o ateliê está fazendo o maior sucesso!
De tanto eu encher o saco, elas fizeram pra mim: cupcake de chocolate com cobertura de alpino ou de brigadeiro de Ovomaltine. Foi amor à primeira mordida. Estava divino, delicioso, tudo de bom.... huuummmm (dá água na boca só de lembrar).
Voltei pra Rio Preto encantada! Quando chegou a Páscoa, resolvi presentear meus alunos com os adorados cups. Mas aí veio o problema: não achava os materiais necessários, especialmente a assadeira. Morar no interior é f***! No final usei uma assadeira emprestada da Ana Rosa, uma aluna. Hoje já tenho minha própria assadeira, comprada aqui.
Depois dessa primeira fornada, fiz várias outras receitas que também ficaram ótimas, ou nem tanto... Com o tempo elas aparecerão por aqui.

Anyway... Esse post está ficando muito longo. Vou fazer um meme rapidinho e encerrar.

1. Não gosto de cozinhar. É isso mesmo. Não é alucinação. Calma, eu explico. Não gosto de cozinhar o trivial, a refeição de todo dia... Além do mais, cozinhar só pra mim é muito chato. Porém, adoro fazer bolos, tortas, pavês, cookies... Tudo o que engorda! Testar receita nova de doce é comigo mesma!

2. Não sou muito fã de pasta americana. A decoração de bolos e cupcakes com pasta americana fica maravilhosa, mas pra comer... Não vai... Acaba ficando no canto do prato.

3. Descobri que gosto de dar aula. Quando estava na Unesp, falava que só seria tradutora, que dar aulas não era pra mim. Sei... Acabei gostando de ensinar e me divirto muito em sala. Quem sabe faça licenciatura no futuro.

4. Sou viciada em seriados. Filmes são legais, mas acabam muito rápido!

5. Detesto pessoa que 'jura'. Nesse caso, jurar significa: se achar, se sentir o tal, a última bolacha do pacote. Gente assim merece uns bons tabefes.

6. Odeio pessoas preconceituosas. (esse nem precisa de explicação)